23/02/10

O QUE É DISCIPULADO? A prática do relacionamento cristão


Significado do termo:

 A palavra discipulado vem do latim discipulatu e significa “aprender”, “aprendizagem”. Relaciona-se com a palavra tirocínio, que significa: “aprendizado; exercício; prática de determinadas funções como exercício preliminar para o desempenho delas”.

Percebe-se, então, que o discipulado é um  processo de ensino-aprendizagem, onde o que ensinar aprende com o que é ensinado e vice-versa, e o foco é formar novos discipuladores, já que a Visão não pode parar.

Contrariando o que muitos dizem, o discipulado não surgiu com a Visão Celular, mas é tão antigo como a própria Bíblia, sendo sempre uma forma de levar as pessoas ao melhor caminho.


Muitos homens na Bíblia passaram por este estágio e, alguns, foram discipulados pelo próprio Deus:

 - Adão –  Adão foi discipulado pelo próprio Deus. Nos capítulo 1 e 2 do livro de Gênesis, lemos o relato da criação de todas as coisas. Antes de Deus formar o homem, ele preparou o ambiente para que ele pudesse habitar ali. No verso 18, do capítulo 2, lemos:

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhe chamariam; e tudo o que Adão chamou a toda alma vivente, isso foi o seu nome.” (...)

Entendemos, por esses versículos, que Deus estava se relacionando com o homem e o ensinando a ter domínio sobre todas as coisas que Deus criara. Era Deus discipulando Adão.

Moisés exerceu discipulado sobre Josué, e foi discpulador por seu sogro e muitos outros exemplos bíblicos de discípulos e discipuladores. Elias também exerceu discipulado sobre Elizeu.

Partiu pois, Elias (Monte Horebe ) e achou a Elizeu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima.
Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.  Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia. (I Reis 19:19-21)
Percebemos então que o discipulado é uma prática muito comum desde o Antigo Testamento, e que tem muito validade em nossos dia.


EM QUE CONSISTE O DISCIPULADO NA VISÃO CELULAR NO MODELO DOS DOZE?

O processo de discipulado, na Visão Celular começa quando a pessoa passa pelo Encontro com Deus e inicia na Escola de Líderes.
A Escola de Líderes é a, na prática, a fase inicial do discipulado (principalmente os novos convertidos). Ao adentrar a Escola de Líderes, é necessário que o discípulo já esteja participando de uma célula e de um discipulado. Na Escola de Líderes, ele estará sendo ministrado para ser um líder de célula, isto é, para ser discipulador. Como o discipulado é um processo que não termina, cabe esclarecer alguns pontos inerentes a ele:
1.    Não existe discipulado sem haver uma hierarquia: o discípulador deve, também, fazer parte de um outro discipulado, a fim de receber as ministrações de seu líder, para passar aos seus liderados.

2.    Não existe discipulador que não tenha feito a Escola de Líderes. A Escola de Líderes é um curso de 9 (nove) meses, onde o aluno aprenderá princípios básicos de discipulado, conhecimentos bíblicos etc., para poder ser um líder. É necessário que a pessoa recém – adentrada na Visão Celular no Modelo dos Doze, passe por todas as etapas, a fim de que aprenda para ensinar.

3.    O discipulador é ligado ao seu Ministério. A Visão Celular só funciona se tiver ORGANIZAÇÃO. Para ser discipulador você precisa estar integrado à sua igreja. Lembre-se de que a sua missão é: cuidar de pessoas que ganharão o mundo para Cristo. Isso é uma responsabilidade muito grande. Se houver problemas, procure o seu discipulador e/ou Pastor e resolva o problema.

Por Professor Anderson Cruz - Direitos Reservados - Escola de Líderes Nova Esperança




4 comentários:

Maandy Nogueiira disse...

mt bom o teu blog , é já tou seguindo , aah é tmb tou começando agr o meu blog , é queria a colaboração de vcs , é um blog mt interessante , que é voltado para as coisas de Deus , é agora que vi esse post , peguei ate um pedacinho dele pra colocar lá no meu blog ,entra e visita garanto que iras gostar : restituisenhor.blogspot.com.br

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS!!!.EU QUERO DIZER QUE ESTE BLOG É UMA BENÇÃO!!!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS-PROF. DO SETEF.TENHO UMA DUVIDA,POR QUE QUE MUITAS IGREJAS PRATICAM:BALADAS GOSPELS,SAMBAS GOSPELS,HALLOWEN GOSPELS,USO OBRIGATORIO DA GRAVATA,E OUTRAS PRATICAS,SE A BÍBLIA NAO RECOMENDA.JESUS E OS APOSTOLOS NAO FIZERAM E NEM MANDARAM NÓS FAZERMOS ASSIM!!!!??????.ESTA É UMA DUVIDA QUE EU TENHO.MEU EMAIL:MARCIOMEDEIROS1978@HOTMAIL.COM.MEU BLOG:PROF.MARCIODEMEDEIROS,E FACE:MARCIO DE MEDEIROS

MARCIO DE MEDEIROS-PROF. DO SETEF

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS!!!.EU QUERO DIZER QUE ESTE BLOG É UMA BENÇÃO!!!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS-PROF. DO SETEF.TENHO UMA DUVIDA,POR QUE QUE MUITAS IGREJAS PRATICAM:BALADAS GOSPELS,SAMBAS GOSPELS,HALLOWEN GOSPELS,USO OBRIGATORIO DA GRAVATA,E OUTRAS PRATICAS,SE A BÍBLIA NAO RECOMENDA.JESUS E OS APOSTOLOS NAO FIZERAM E NEM MANDARAM NÓS FAZERMOS ASSIM!!!!??????.ESTA É UMA DUVIDA QUE EU TENHO.MEU EMAIL:MARCIOMEDEIROS1978@HOTMAIL.COM.MEU BLOG:PROF.MARCIODEMEDEIROS,E FACE:MARCIO DE MEDEIROS

MARCIO DE MEDEIROS-PROF. DO SETEF

Filipe Ivo disse...

Pois bem achei interessante o blog e sua matéria sobre discipulado, na prática de célula. Mas há vcs podiam ter enfatizado nesse post mais sobre o relacionamento entre o discípulo e discipulador.

Filipe Ivo
www.apologiacrista.com.br

Voê frequenta a Escla Bíblica de sua Igreja?

Você acredita que Jesus vai voltar?

O Rio de Janeiro é:

É verdade que pelo PL 122 um pastor não poderá se recusar a fazer um casamento homossexual?

Você vai à MARCHA PARA JESUS NO RIO DIA 4 DE JUNHO?

Você gostaria de estudar com um material didático 100% cristão?

Ads 468x60px

Featured Posts

http://servolider.blogspot.com/2011/08/discipulado-cristao-chave-para-explosao.html
http://i53.tinypic.com/28717qw.jpg

Pesquise

Carregando...

Copyright Text